segunda-feira, 8 de junho de 2015

Dicas de Deusa - Hidratação demais pode prejudicar os cabelos?


Fios brilhosos, soltinhos e  bem definidos, quem nunca gastou um pouco a mais em um produto com promessas milagrosas pra ter um cabelo de celebridade? São tantas inovações e lançamentos de cosméticos que surgem no mercado, que acabamos, na maioria das vezes, fazendo nosso pobre cabelo de cobaia.
Resultado de imagem para cabelos hidratados
Pra deixar o visual sempre diferente, recorremos aos infinitos processos químicos: Descoloração, pintura, alisamento, permanente, progressiva, inteligente, escova de chocolate, escova marrocina, etc. Em alguns casos, essa mudança e mistura de produtos, pode causar reação indesejada e uma quebra instantânea nos fios. Foi justamente o que aconteceu comigo no final do ano passada. Graças a uma definitiva seguida de uma descoloração, tive a metade do meu cabelo completamente destruída.
Resultado de imagem para cabelos hidratados
Com um cabelo bem detonado, me vi na obrigação de investir em produtos para restaurar os fios. Desde o começo do ano, tenho feito isso e experimentado os melhores e mais famosos produtos do mercado.


Usei e testei cada um desses acima. O lado bom da história é que vocês ganharam de presente várias resenhas de produtos realmente incríveis. Primeiro foi a linha Nutritive da Kérastase, depois o Botox Capilar da L’oréal e por último, a famosa linha Moroccanoil. Com cortes e hidratações continuas, meu cabelo foi se recuperando um pouco mais a cada dia.
restauracao-capilar-produtos
Em paralelo, fui ficando mais atenta aos componentes de cada produto e a maneira com que trato o meu cabelo. Antes do ocorrido, eu usava qualquer produto (a embalagem contava mais que tudo) que estivesse em destaque no supermercado, farmácia ou tv.

Prefira produtos sem sulfato – Não caiam mais em conversas de vendedor ou propagando de TV sobre shampoo sem sal. O único shampoo que realmente não destrói e modifica a estrutura dos nossos fios é o que não contém lauril sulfato de sódio (SLS) ou lauril éter sulfato de sódio (SLES). Quando descobri isso, corri para o meu armário pra ler aquelas letrinhas bem pequenas que ficam atrás da embalagem e percebi que 80% dos meus produtos têm estes detergentes “maleditos”. Responsáveis por promover uma limpeza agressiva (aquela escuma que a gente ama) que no fim das contas, detonam nossos pobres fios.

O jeito certo de lavar os cabelos – Ao lavar os cabelos, mesmo no frio, evite a água quente, que abre a cutícula dos fios e provoca ressecamento. Utilize no máximo água morna e, no último enxague, mude para água fria, isso vai fechar as escamas dos fios e deixar os cabelos mais macios, sedosos e hidratados.

Queratina demais engrossa o fio – Depois de tanto tratar meu cabelo com produtos cheios de componentes “milagrosos”, percebi que os fios estavam ficando grossos e com uma textura bem diferente da original. Até a parte “nova”, que ainda não recebeu química alguma, estava assim. Perguntei no twitter, e uma blogueira amiga me explicou que isso pode estar ocorrendo graças ao excesso de queratina e outras químicas.
Resultado de imagem para cabelos hidratados
ATENÇÃO: Produtos com queratina não devem ser usados todo dia por ninguém!
Resultado de imagem para cabelos hidratados

A grande maioria desses produtos de hidratação, não foram feitos para uso diário. Coisa que a gente que está com o cabelo destruído, não entende né? Queremos resultados pra ontem, então, usamos em toda lavagem.   O resultado de alguns meses fazendo isso? A perda do efeito, cabelos extremamente grossos, ressecados e sem vida. É como diz naquele antigo ditado: “A diferença entre o remédio e o veneno se encontra na dose.”
Resultado de imagem para cabelos hidratados
Pra um tratamento perfeito, use pelo menos uma vez por semana produtos com pH entre 4,0 e 5,0 (leia mais aqui) e antirresíduos. Lembre-se: Por mais ressecado que seu cabelo esteja, é essencial para fazer uma limpeza profunda nos fios para que eles continuem recebendo os nutrientes dos produtos de hidratação.
Pesquisei na internet, e os dois mais recomendados foram o Shampoo Neutro Sel Sal Nutriline (vende naquelas lojas especializadas em cabelos) e o Shampoo Anti-Residue da Neutrogena (vende na Sacks).


Eu já encomendei o meu da Nutriline, e  enquanto não chega, tô usando uma vez por semana um bem básico que achei por aqui da Natura (que não tem queratina).  Percebi a diferença na hora que sequei os cabelos, e os meus fios ficaram menos retos (aquele aspecto de escovão sabe?) e mais brilhosos.

Qual dica você de produto ou técnica você usa nos seus cabelos? Compartilha com a gente! ;)




              Blog de Deusa / Capricho




Nenhum comentário: