segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Benefícios da andiroba, planta medicinal!

benefícios-da-andiroba-planta-medicinal
andiroba é uma planta medicinal nativa da Amazônia, tem suas propriedades fitoterápicas reconhecidas pelo Ministério da Saúde e até o mercado internacional está de olho!
O Lar Natural conta quais são os benefícios da andiroba e por que tanto interesse nela. Vem comigo!

O que que a andiroba tem

Acredita-se que a andiroba tenha poder anti-inflamatórioanalgésico, antirreumático, cicatrizante, antitérmico, bactericida, inseticida e repelente.
Tanto a casca quanto as sementes possuem meliacinos, que desempenham importantes funções, assim como os ácidos graxos essenciais e outros componentes.
Estudos apontam que esses compostos teriam ação no combate do câncer de útero, displasia cervical e artrite.

Andiroba: usos na medicina popular

Popularmente, o chá das cascas e folhas é muito usado no norte do país no tratamento caseiro da febre, vermes, infecções respiratórias e gastrite.
Já o óleo de andiroba tem uso tópico em picada de inseto, ferida, contusão, inchaço, parasitas e problemas de pele. Há quem pratique a ingestão do óleo em preparados com mel e outras formas de consumo.

Muitas outros benefícios da andiroba

A andiroba também tem propriedades cosméticas que são apreciadas pela indústria em shampoo, sabonete e creme hidratante e anti celulite.
Também não passa despercebida sua ação repelente de insetos e inseticida em velas (atóxicas e sem perfume).
óleo de andiroba está também presente em produtos para móveis com ação anti-cupim e outros insetos!

Efeitos colaterais

Quanto ao chá de andiroba e ao do óleo de andiroba na pele, não existe relato de efeitos colaterais.
Já a ingestão do óleo, um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco e do Pará apontou uma possível toxidade para o fígado quando ingerido continuadamente e em grandes quantidades. Porém, os estudos continuam no sentido de explorar todas as propriedades, aplicações e cuidados com a administração.
Sempre bom lembrar a importância de falar com seu médico antes de fazer uso deremédios fitoterápicos, e nunca abandonar o tratamento convencional sem acompanhamento especializado.
Conhece o canal do Lar Natural no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.


           Blog de Deusa / Lar Natural


Nenhum comentário: