quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Dicas de Deusa -COMO COMPRAR ROUPAS COM PLANEJAMENTO

vida minimalista comprando roupas Como Comprar Roupas com Planejamento
Depois de passar meses separando o que não me servia mais, o que não combinava mais com minha personalidade ou que eu não gostava por qualquer motivo, acabei ficando com um guarda-roupa enxuto, contendo apenas peças que eu me sinto bem usando. Porém, alguns itens que eram “coringas” acabaram indo embora nessa leva de desapego por não servirem mais em mim ou pelo desgaste de tanto usá-los, como foi o caso da minha legging preta.
Estamos no meio do ano, um inverno meio quente aqui no Rio de Janeiro, mas mesmo assim estou aproveitando pra me conhecer melhor. Tenho me sentido muito bem usando meias com botas, sapatilhas e saias/vestidos, e as calças jeans já não estão me agradando tanto. Sempre usei jeans com camisa e tênis, mas por algum motivo esta combinação já não diz muito de mim, embora seja uma solução rápida e fácil para dias corridos. Não deixei de usá-las, apenas não tenho mais tanta vontade. Resolvi então investir em peças com as quais me sinto bem e vou compartilhar com vocês algumas dicas que usei na hora de escolher roupas novas.

Planejando um guarda-roupa

Planejar um guarda-roupa pode parecer complicado, mas quanto mais organizações, destralhamentos e doações fazemos, mais conhecemos as peças que temos e temos uma visão geral de como combiná-las entre si. Tenho deixado roupas com cores mais sóbrias, como o preto, cinza e marrom e evitando as coloridas, mas não as excluí totalmente: deixo a cor para alguns detalhes, e percebi que ficou muito mais fácil decidir o que usarei no dia.

Fazendo uma lista

Enquanto organizava minhas gavetas, analisando peça por peça o que ficaria e o que iria pra doação, percebi que algumas camisas combinariam bem com determinada saia. Ou que aquele vestido combinaria bem com uma bota de cano curto. Fui anotando as ideias em um papel, fazendo uma lista de peças que faltavam em meu armário e depois analisei deixando apenas aquelas que combinariam com várias. Às vezes é melhor comprar uma única peça que vai multiplicar as possibilidades de combinação de roupas, e foram estas peças que deixei na minha lista de próximas compras.

A importância da lista

Quando saímos para um shopping com o intuito de fazer compras, tudo fica muito vago e podemos perder o foco adquirindo roupas que não combinam com nada, mas que estão em promoção. Quantas vezes vocês já viram um manequim vestindo um casaco lindo e imediatamente nos imaginamos usando aquela peça, mas que na realidade não temos outras que combinem – ou o clima da cidade não favorece? Ter em mãos uma lista do que vamos comprar é essencial pra não nos perdermos na hora da escolha das peças. Foco é fundamental!

Pesquise, pesquise e pesquise!

Não compre na primeira loja que entrar, mesmo que aquela calça esteja num preço muito bom. Se você tem a lista em mãos, é uma facilidade pesquisar não só os preços, mas se os modelos vestem bem, se é confortável e se compensa, para não se arrepender depois. Vale lembrar que às vezes é melhor pagar um pouquinho mais caro e ter uma peça de qualidade, que vá durar bastante do que se empolgar na promoção e levar uma roupa que daqui a um mês já estará com as costuras se desfazendo. Por outro lado, não se iluda que preço significa qualidade. Muitas peças que custam caro (mas que têm uma etiqueta chique) vêm da mesma fábrica que outra loja não tão conhecida. Reconhecer a qualidade do produto é fundamental.

O que estava na minha lista?

Nas últimas arrumações do meu guarda-roupa, anotei algumas peças que eu gostaria de comprar, pra aumentar a possibilidade de combinações entre as roupas que eu já tinha. Como exemplo posso citar que eu tenho alguns vestidos, meia-calça preta, mas uma bota marrom, que não combina com as cores dos vestidos que tenho nem com a meia preta. Comprar uma bota de cano curto preta combinaria tanto com meus vestidos quanto com jeans. Uma dica legal é justificar o porquê de precisarmos de determinada peça. Muitas vezes queremos algo mas depois percebemos que não temos motivo algum para comprá-las. Minha lista ficou da seguinte forma:
1. Bota preta (cano curto)
2. Legging preta
3. Vestido de manga comprida para o frio
4. Saia preta
5. Saia estampada (para usar com meia preta e a bota nova)
6. Casaquinho para dias nem tão frios nem tão quentes
7. Óculos escuros de boa qualidade (ainda não comprei dessa vez, vou esperar encontrar um que combine muito comigo)
Fiquei com essa lista por um tempo, mas sempre que via algo para comprar, não era exatamente o que eu queria ou o preço não compensava. Não tive pressa, poderia ter comprado uma peça em um mês e outra no mês seguinte, mas pra minha sorte, ontem estava inspirada e consegui encontrar exatamente as peças que eu queria – e num preço bom. Vou dizer, é muito bom mentalizar uma saia preta com estampa florida e a encontrar em uma loja com a etiqueta remarcada pra um valor muito mais barato que o normal. icon smile Como Comprar Roupas com Planejamento
vida minimalista comprando roupas 2 Como Comprar Roupas com Planejamento
Minhas compras: apenas itens da minha lista

O que não estava na minha lista?

Ao mesmo tempo em que eu faço uma lista do que eu preciso comprar, também penso um pouco sobre o que não preciso. Como estou usando mais vestidos, saias, sapatilhas e menos jeans e tênis, mesmo me deparando com calças bonitas, All Star na promoção ou casacos de frios lindos, não vou comprar. É importante sabermos também do que não precisamos, para não levarmos pra casa peças desnecessárias. Melhor saber com clareza que não preciso de um jeans porque já tenho dois, do que ficar na dúvida na hora da compra, experimentar e levar só porque está barato.

Uma dica importante

Algo que ultimamente tem sido meu mantra é “use tudo o que você tem“. Não precisamos guardar a sete chaves aquela calça que nos custou caro. Nem aquele sapato. Não quero deixar ocupando espaço algo para uma ocasião especial, então tenho tentado usar de tudo um pouco no meu dia-a-dia.Simplesmente porque mereço o melhor.


   Blog de Deusa / Camile Carvalho



Nenhum comentário: