segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

NUTRICOSMÉTICOS – Uma nova opção de saúde e beleza



Hoje em dia existem  muitos produtos que prometem bons resultados estéticos, são os nutricosméticos e se baseiam no conceito de beleza de dentro para fora, para uma determinada parte do corpo. Os nutricosméticos unem nutrição a saúde do corpo e da pele, amplificando a beleza interior por meio de vitaminas, aminoácidos, proteínas e ativos botânicos que oferecem benefícios antioxidantes. Eles agem repondo algum elemento que esteja em falta no organismo ou ainda de forma preventiva.
Muitas pessoas não conseguem suprir a necessidade de vitaminas e minerais apenas por meio da alimentação e precisam de suplementação. Porém o que é bom para um, não significa que seja bom para todos. É imprudente e perigoso usar qualquer suplemento alimentar sem uma prévia análise da sua necessidade. Assim como a deficiência, o excesso também faz mal e você pode desencadear outros desequilíbrios no seu organismo.
O cuidado que precisa ser tomado é aquele básico para quem ingere qualquer medicamento: o uso deve ser feito sob orientação médica. Isso porque algumas pessoas como gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças e principalmente pacientes com alterações renais e hepáticas devem ser acompanhadas pelo médico. Observada essa condição, os novos suplementos podem ser uma boa opção para quem deseja ter uma pele mais jovem. Pois essas substâncias ajudam no equilíbrio interno do organismo, e o equilíbrio auxilia na prevenção do envelhecimento.
O que se observa é que os consumidores já entendem que a pele e o corpo como um todo se transformam conforme o que se come. Então, elixires, gotas e tabletes efervescentes que fortificam a pele de dentro para fora estão se tornando um ótimo coadjuvante no tratamento da pele como um todo. Um erro comum no consumo desses produtos é ignorar as contra-indicações. Também é preciso ter em mente, quando se recorre aos nutricosméticos, que eles são parte de um tratamento mais amplo. Não realizam milagres sozinhos. Por isso, não se pode esperar que apenas uma pílula acabe com as rugas do rosto ou faça desaparecer os furinhos da celulite. Uma alimentação equilibrada é o suficiente  para uma boa saúde, pois conseguimos prevenir ou retardar o aparecimento de rugas, perda de cabelo, celulite, má formação de colágeno, etc. Porém as deficiências nutricionais existem. Há alguns estados de doença que exigem um maior aporte nutricional também. A suplementação pode ser uma importante aliada, e muitas vezes uma grande ferramenta em um tratamento, mas apenas quando necessário e é importante ressaltar que não existe um único produto que poderá beneficiar a todos, pois as necessidades são individuais.
Atentos ao interesse manifestado por esses produtos, pesquisadores da Universidade de Saint Andrews, no Reino Unido, estão aproveitando a onda para incentivar o consumo de nutrientes in natura.
 Recentemente, eles publicaram um estudo na revista “American Journal of Public Health” comprovando que comer mais frutas e vegetais pode mudar o tom da pele, dando-lhe mais brilho. “Nossa mais recente pesquisa constata que as melhorias na dieta produzem benefícios visíveis para a pele”, disse Ross Whitehead, autor do estudo que envolveu 35 estudantes, acompanhados por seis semanas. “As pessoas que comem mais frutas e verduras têm um tom dourado na pele que dá uma aparência mais saudável e atraente”, complementou.

Os anti oxidantes mais receitados

A vitamina E, a vitamina C, a coenzima Q10, os carotenóides beta-caroteno e licopeno, os aminoácidos e seus análogos (principalmente L-arginina e s-adenosilmetionina), o ácido lipóico e os flavonóides, estão entre os nutracêuticos mais comumente utilizados e discutidos.
  • Vitamina E: um potente antioxidante lipossolúvel e amplamente disponível.
  • Vitamina C: o ácido ascórbico ou os seus sais, os ascorbatos, são os maiores antioxidantes de fase aquosa, que sequestram radicais peroxila antes que eles possam desencadear a peroxidação lipídica.
  • Coenzima Q10: um suplemento alimentar ainda pouco popular em produtos cosméticos devido ao seu custo elevado.
  • Licopeno: o maior representante dos carotenóides tem maior potencial antioxidante que o beta-caroteno (e pode ser responsável por muitos dos efeitos cardiovasculares atribuídos a ele).
  • Flavonóides: antioxidantes polifenóis naturalmente presentes em vegetais, frutas, vinho tinto e chás, aos quais promove cor, textura e sabor. Os grupos mais importantes de flavonóides são antrocianinas, flavonols, flavonas, catequinas e flavanonas. Essas substâncias também atuam inibindo a peroxidação lipídica.
  • Arginina: exerce sua ação benéfica via metabolismo do óxido nítrico, um potente vasodilatador, por meio das óxido nítrico sintetases.
O chá verde e o cacau são  antioxidantes que tem o poder de reduzir e prevenir rugas.Tem também o resveratrol, princípio ativo das uvas, indicado para aqueles que querem os benefícios para saúde, beleza e longevidade do vinho.


Blog de Deusa /Fonte : Isto É / Sallutar 



Nenhum comentário: