sábado, 13 de dezembro de 2014

O poder da rapadura

Brasigóis Felício[1]
Deu na Gazeta Mercantil: a popular rapadura, pilar da homência e viga mestra da macheza viril de nove entre dez cabras machos do Nordeste, (reti­rantes ou ficantes), vai dar um salto de qualidade na balança das exportações Made in Brasil. Mesmo não tendo nada a ver com proteína animal, a ra­padura é tida e havida como a carne do pobre; por tal motivo, torcem-lhe os narizes as senhoras elegantes, e as dondocas do jet-set. Por serpassadioe sustança dapatuleia,a rapadura não consta das prateleiras dos supermercados e lojas de alimentos frequentados pelo que os colunistas deamenidadescha­mam de "bafejados pela sorte". Nas feiras populares do nordeste, e mesmo nas feiras livres de Goiás, onde vão, de mamando a caducando, gente de todo naipe, desde o poetariado, passan­do pelo deputariado e chegando, (que chique!), até o desembargadoriado, a rapadura é lordeza acessível até mes­mo aos orçamentos maischinfrins. Quem está acometido de fraqueza, bambeza nas pernas,inapetênciapara a cochambração, (e outras esculham­bações), não dispensa uma rapadura; seja a baiana, da pura cana caiana, seja moça branca, é garantia de sustança, glicose a mil por hora, santo remédio para a ressaca, conforme atestam os bebuns, com PhD e pós-doutorado em alcoolismo, e outros ismos. Contando, ninguém acredita; a rapadura vai dei­xar de ser coisa do populacho, que a gente bem come escondida, para não passar por pobre, ou vítima do plano Collorou do plano Cavallo.Não é que a rapadura vai ganhar status,passan­do a ser comida de gringo, doce chiquérrimo, de gente fina?
Pois sim, o popular doce do nor­deste, interior paulista edo centro-oes­te começa a ganhar mercado, depois de tomar um banho de marketing. O publicitário Leon Azulay investiu na produção de pequenos pedaços de 25 gramas, embalados individualmente em vistoso papel verde amarelo, e com a inevitável inscrição: Made in Brazil. Os nacionalistas mais ferrenhos já estão pensando em fazer o mesmo com o jerimun,o maxixe, a abóbora de porco e o manjericão,sem falar na jaca, que em Goiás pouca gente aprecia, mas na Bahia é iguaria disputada a faca. É uma pena que minha avó não esteja mais no planeta terráqueo, para saber desta hilariante novidade: a rapadura vai ser vendida em dólar, libra, lira, marco,rublo- e, quem diria -, até os desconfiados japo­neses irão desembolsar seus iens, para ter o direito de roer e lamber a brasilei­ríssima rapadura. O antes esnobado qui­tute da brasilidade, que engordou e deu sustança a muito neguinho metido a bes­ta, que hoje nega as raízes, tem um valor calórico tremendo. Tanto assim que o médico Paulo Alves receitava rapadura a mães de crianças subnutridas, que vi­nham a seu consultório, em busca de tra­tamento. Ao invés de receitar carradas de vitaminas inúteis, que sairiam pela uri­na, sem provocar qualquer reação bené­fica, o Dr. Paulo Alves prescrevia: "Ra­padura, rapadura, rapadura; dê rapadura ao menino, três vezes ao dia, e até o dia inteiro, se não faltar rapadura."
Também é voz corrente que a rapa­dura, ao lado do pequi,é um poderoso afrodisíaco,capaz de despertar, para as luxuriase delícias da cochambração, o mais inapetente dos homens. Até mes­mo os mais renitentes, conhecidospopu­larmentecomo não chegados ao peda­ço, submetidos a doses cavalares de ra­padura, ressuscitam antigas vocações para os prazeres da carne, correndo até o risco de se tornarem devassos. Nesse particular, - asseguram as mulheres - com mais autoridade para opinar sobre o caso -, a rapadura deixa no chinelo até mesmo a vergateza, vegetal que, toma­do sem cuidados, deixa em perigo até as bananeiras, as pernas de mesa e os gatos. Com aafrodisíaca rapadura atraves­sando as fronteiras do livre mercado, as mulheres do mundo inteiro, que nada têm a perder, e tudo a ganhar,penhoradas, agradecem. Com seus varões, (digo, seus maridos e amantes), comendo rapadura a seco, com farinha, adicionada ao leite, ou nadando em uísque, omulheriovai dor­mir satisfeito. Melhor: não vai encontrar tempo para dormir. Pesquisas abalizadas, feitas entre nove entre dez "paraíba-masculina,mulé macho-sim-sinhô", garan­tem: em lugar de pequizeiro, ou onde se come muita rapadura, não existe homem frouxo. Outro dia, conversando com o guarda-noite do prédio onde irei morar, quando, enfim, o "inacabável" ficar pron­to, garantiu-me ele, com seu jeitão de cabra-macho-da-gota-serena:
"Essa rapaziada de hoje não dá no couro porque não come rapadura. No meu tempo de garrote,na Paraíba, ho­mem de respeito e consideração comia rapadura com farinha até estourar o bu­cho. Com esse passadio,o cabra rasga­va gerais, debaixo de um sol de matar carcará e mandacaru. Com peso tama­nho, atravancando a pança, o cabra da peste não tem folgança para saber o que é a fome." Na base da rapadura, o nor­destino é assim: de dia na agricultura, de noite na criatura. Salve a rapadura, nos­so produto exportação. E viva a taxa de natalidade!


                        Blog de Deusa / google


Nenhum comentário: