sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

6 dicas para evitar dores causadas pelo salto alto O salto pode deixar você mais segura, mais esguia e também mais dolorida! Descubra como usá-lo sem prejudicar o corpo

6 dicas para evitar dores causadas pelo salto alto

Sapatos de bico fino e estreito podem causar calos e joanete
Foto: Getty Images
1 - Com moderação
Ao subir no salto, a parte frontal do pé fica sobrecarregada, o que pode gerar tendinites e desgastes nas articulações. A primeira regra pra evitar problemas é não exagerar na frequência de uso. O ideal mesmo é deixar só para o fim de semana ou para as baladas. (Mas quem consegue?)
2 - Dedinhos livres
Os sapatos de bico fino e estreito espremem seus dedos e podem causar problemas como calos e joanete (alteração no osso do pé) e até deixá-los com formato de garra. Sapatos com bico mais largo e modelos arredondados ou retangulares são menos agressivos aos pés.
3 - Machuca menos
Se você precisa usar salto no dia a dia, prefira modelos confortáveis, de até 3 centímetros de altura. Eles distribuem melhor a carga entre o calcanhar e a parte da frente do pé. "Meia-pata, anabela e solados grossos também são mais indicados porque têm base rígida, que dá mais estabilidade", diz a ortopedista Ana Paula Simões.
4 - Tempo é saúde
Quem trabalha de salto pode se precaver usando tênis ou rasteirinha no caminho. Se você fica muito em pé, sente-se de vez em quando e estique os dedos. "Quanto mais intervalos sem salto conseguir fazer, melhor", diz o ortopedista Marco Ambrósio.
5 - Sessão de aquecimento
Antes de sair de casa, alongue as pernas. Sente-se com elas esticadas para a frente e leve os braços e o tronco em direção aos pés por 30 segundos. Repita o exercício cinco vezes. E só depois calce o sapato.
6 - Recompensa para os pés
Quando chegar em casa, massageie seus pés. Aperte-os fazendo movimentos circulares com os dedos, de baixo para cima. Ou faça um escalda-pés. "Encha uma bacia com água quente e adicione duas colheres de sal grosso e quatro gotas de óleo essencial de eucalipto ou lavanda", diz Juliana dos Santos, do Buddha Spa, de São Paulo. Coloque bolinhas de gude no fundo da vasilha para massagear a sola - e deixe os pés ali por 20 minutos.
No salto e sem dor: como evitar os problemas causados pelo uso do salto alto
Massagem no fim do dia minimiza os danos do salto alto Foto: Richard Drew / AP

Massagem no fim do dia minimiza os danos do salto alto

RIO - Sim, a gente adora uma rasteirinha. Mas nada como a elegância de um salto. Para quem quer ganhar uns centímetros a mais, nem se fala. Mas, o uso do salto no dia a dia pode sim causar danos à saúde - além, é claro, de provocar um grande desconforto após algumas horas sobre ele. Entre os principais problemas diagnosticados por especialistas está o encurtamento de tendões, varizes, joanete, tendinite, problemas de coluna e disfunções no joelho. Para evitar esses traumas sem ter que abrir mão do sapato preferido, os fisioterapeutas Felipe Blumemberg e Marcus Barros, que atendem celebridades como Fernanda Paes Leme, Bruno Gagliasso e Carmo Della Vechia, dão dicas preciosas. Vamos a elas:
1) SALTOS DIFERENTES: usar diferentes tipos de salto é importante para não forçar uma lesão. Depois de um dia de salto agulha, optar por um sapato plataforma, por exemplo, pode ser uma boa opção porque eles dão melhor distribuição de peso na sola do pé.
2) MUDAR A ALTURA: variar os centímetros do salto mantém a musculatura em estágios de contração diferentes. Quando usar um salto grande, no dia seguinte use um menor e no subsequente, um intermediário.
3) EVITAR LONGAS CAMINHADAS: se para chegar ao trabalho ou ao local do evento for preciso uma longa caminhada, tente levar um sapato mais baixo ou chinelo e trocar pelo salto apenas quando necessário. As modelos são experts em fazer isso antes dos testes.
4) MASSAGEM NO FIM DO DIA: faça um relaxamento nos pés para diminuir a dor após longos períodos.
5) ALONGAMENTO: para manter uma musculatura preparada, utilize dos alongamentos, principalmente na região posterior da perna e na batata da perna, relaxando a musculatura e preparando-a para mais um dia de salto alto.
6) EXERCÍCIOS E ALIMENTAÇÃO: praticar atividades físicas que fortaleçam os músculos, como, natação, caminhada e musculação, é uma boa pedida, assim como a alimentação regrada que pode evitar problemas como cãibras.

Salto alto demais

Resistir à sua elegância é difícil, mas o salto alto demais traz muitos prejuízos ao corpo. Segundo o ortopedista Marcelo Cavalheiro, esse tipo de calçado pode causar hiperlordose (acentuação da lordose, que é uma curva natural da coluna) e dor nas costas. Nos joelhos, pode ocorrer a chamada síndrome femoropatelar (dor na região da patela, também conhecida como rótula) e condromalácia patelar (machucado da cartilagem da patela), além do risco maior de entorse (distorção violenta que rompe os ligamentos de uma articulação), que gera ainda mais lesões.

No tornozelo, também pode haver entorse, machucando a cartilagem ou os ligamentos dessa região. Os prejuízos são sentidos ainda nos pés: "O peso da pessoa fica no antepé, o que pode ocasionar 
o deve ser confortável para evitar quedas e bolhas, ou seja, precisa estar na o numeração correta", indica Marcelo Cavalheiro.  

      Blog de Deusa / Ela beleza



Nenhum comentário: