quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Chá Preto

chá preto é uma variedade de chá que é mais oxidado do que o chás oolong , verde e branco. Todas as quatro variedades são feitas das folhas da Camellia sinensis. Na maioria das vezes o chá preto possui um sabor mais forte e também mais cafeinado do que os chás menos oxidado. Dois principais variedades das espécies são utilizadas, a variedade de plantas com folhas chinesas pequenas, também usado para chás verde e branco, e os vegetais de folhas Assamês grande, que era tradicionalmente utilizada apenas para o chá preto, embora nos últimos anos um pouco de verde foi produzido.
Assim como o chá branco, o verde e o oolang, ele é extraído das folhas de Camelli sinensis, uma árvore de até 15 metros encontrada, principalmente, nas florestas do nordeste da Índia e no sul da China. No Brasil, ainda há poucas plantações e elas são associadas às colônias japonesas no interior do estado de São Paulo.

Benefícios do Chá Preto

Alguns dos benefícios do chá preto para o organismo com o consumo morado são:
  • Combate à pressão alta;
  • Combate ao envelhecimento precoce das células;
  • Prevenção da formação de predas na vesícula;
  • Fortalecimento dos vasos sanguíneos.
O chá preto também é rico em magnésio e potássio, além de ser um estimulante do metabolismo e, com isso, da queima de calorias, também ajuda a fortalecer os ossos, músculos e nervos. 100 ml do chá contêm apenas uma caloria, o que propicia seu consumo em dietas.
Além de polifenóis, todos os chás, especialmente o preto, contêm betacaroteno, vitaminas B1, B2, B6 (importante para o metabolismo das proteínas), C e ácido fólico, essencial para as divisões celulares.
Estudos ingleses recentes também comprovaram que o consumo da bebida diminui o nível do cortisol no sangue: o famoso hormônio do estresse. Médicos japoneses também pesquisaram sobre o chá preto e descobriram que os antioxidantes da bebida ajudam a eliminar os radicais livres, a manter os vasos sanguineos flexivos e a promover um fluxo mais saudável. Por isso, que tal um chá depois de refeições ricas em gorduras?
Como é um chá com alto teor de cafeína, recomenda-se seu uso com cautela, já que, quando em excesso, a cafeína pode causar  insônia e aumento da excreção urinaria, que leva à desidratação. Porém, o consumo moderado de cafeína (até quatro xícaras de chá diárias) estimula as atividades do cérebro e melhora bastante a memória.
Acredita-se, também, que beber chá ao invés de café é um dos fatores responsáveis pelo baixo índice de infarto nos paises do Oriente. Então, que tal fazer essa substituicao em sua próxima refeição? Você só tem a ganhar!

Uma receita bem diferente

Você já conhecer todos os beneficios e agora quer comecar a consumir o chá preto. Você pode comprar em qualquer supermercado ou lojas de alimentos naturais os saquinhos com o chá. Mas, quer algo diferente? Ensinamos a você a fazer chá preto diferente para a sua próxima refeição.

Chá preto cítrico

Você vai precisar de quatro colheres de sopa de açúcar mascavo ou mel, algumas rodelas de limão para decorar, uma colher de sopa de chá preto, ½ litro de água fervente, uma xícara de chá de suco de laranja e quatro colheres de sopa de suco de limão. Coloque uma colher de sopa de chá preto em água fervente, deixando em infusão por cinco minutos. Coe e coloque na geladeira.
Enquanto o chá estiver gelando, faça cubos de gelo com uma xícara de chá de suco de laranja. Bata no liquidificador o chá, as quatro colheres de suco de limão, o açúcar mascavo e coloque em copos com o gelo de suco de laranja. Tem alguma dúvida que esse chá vai ficar divino?


         Blog de Deusa / Explicaki


Nenhum comentário: