sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Além do argan: descubra o óleo ideal para seu tipo de cabelo

01tftoleocapi16062014_al

Foi com a febre dos produtos com óleo de argan – principalmente os da precursora Moroccanoil! – que os óleos capilares ganharam as prateleiras e, depois, espaço cativo na penteadeira da mulherada. Multiuso, eles funcionam tanto como leave-in como no papel de finalizador de escova. Tem até quem indique pingar algumas gotinhas em máscaras de tratamento para potencializar o efeito do produto ou antes do shampoo, para reforçar a hidratação.
O atual queridinho da nécessaire promete tratar, proteger os fios, controlar o volume, o frizz e reparar as pontas duplas, entre várias outras funções. Convidamos o especialista e técnico em produtos Wagner Oliveira, da Belle Lee Cosméticos, para te contar os benefícios de cada um dos principais óleos capilares. Vem ver:
Óleo de argan: O famoso “ouro de Marrocos” é extraído de uma árvore marroquina e possui propriedades hidratantes por conter ômega 6, vitaminas A, D e E e ácidos graxos essenciais. Proporciona hidratação profunda, nutrição, brilho e repara as pontas duplas. Indicado aos cabelos secos, porosos e ressecados.
Óleo de abacate: Contém vitaminas antioxidantes A, C e E, ômega 9 e proteção UV. Este óleo proporciona alta nutrição, brilho e proteção solar aos fios. Possui ação anti-frizz e auxilia na ondulação dos cabelos cacheados, proporcionando maior emoliência e maciez.
Óleo de oliva: O azeite é um óleo que proporciona maciez e ajuda na recuperação da elasticidade dos fios. Sua ação antioxidante evita que a coloração desbote e o fio quebre. Indicado aos cabelos secos, coloridos e cacheados.

content_16242

Cabelo oleoso? Pode usar óleo capilar sim!
Por mais contraditório que pareça, quem tem cabelo oleoso também pode se beneficiar dos óleos capilares. Como normalmente os fios ficam mais pesados próximos à raiz e secos nas pontas, vale usar o produtinho somente ao longo do comprimento.
- O uso em grande quantidade nos cabelos oleosos poderá pesar e aumentar ainda mais a sua oleosidade. Com os cabelos úmidos e limpos, aplique apenas uma gota do produto nas mãos, espalhe e passe nas pontas dos cabelos”, orienta o especialista.
O especialista também alerta sobre o uso de óleos minerais: “Muito cuidado com a utilização de óleos minerais. Eles pesam, deixam os cabelos opacos e ainda fixam nos cabelos, impedindo a penetração de outros nutrientes benéficos e necessários aos fios. Prefira óleos capilares de origem vegetal e orgânica. Estes são mais leves, naturais, possuem ácidos graxos e vitaminas que tratam os fios,” conta.
Quais os principais benefícios dos óleos capilares? 
:: HidrataçãoSe for utilizado durante a hidratação, misture ao equivalente uma moeda de um real em uma pequena quantidade de sua máscara preferida. O óleo irá potencializar o efeito da máscara.
:: TermoprotetorComo termoprotetor, escolha um óleo que possui esta função e passe nos fios ainda úmidos. Em seguida, proceda com a escovação.
- Lembre-se: nem todos os óleos possuem a função de proteger os fios contra o calor. A escolha do óleo sem a função protetora, quando utilizado com o calor do secador ou chapinha, poderá queimar os fios -, aconselha Wagner.
:: Pré-shampooO óleo antes do shampoo ajuda a selar as cutículas e diminuir o ressecamento. Antes de lavar os cabelos, aplique uma pequena quantidade nas pontas úmidas e deixe agir por 30 minutos. Em seguida proceda com a lavagem dos cabelos normalmente. Este procedimento não é indicado para quem tem os fios oleosos.
:: Óleo a quenteO óleo a quente auxilia no controle do volume e elimina o ressecamento dos fios. Para utilizá-lo é simples: basta aquecer o óleo capilar por aproximadamente 15 segundos e aplicar nos fios úmidos. Deixe agir por 15 minutos e lave os cabelos com o shampoo duas vezes para retirar todo o resíduo.


           Blog de Deusa / dona



Nenhum comentário: