segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Propriedades da argila para seu cabelo!

propriedades-mascara-de-argila-cabelo

Já ouviu falar dos benefícios da máscara de argila para a pele e para o cabelo?
Já escrevemos artigos que falam do uso da argila para perder medidas e reduzir a celulite, mas hoje vamos falar das suas propriedades para dar uma revitalizada nos cabelos. Vem comigo!

Geologia

A geologia é um tratamento holístico que utiliza a energia e as propriedades da argila, barro, cristais e pedras para tratar desequilíbrios físicos e emocionais, e isso não é nenhuma novidade, já que povos antigos do oriente e ocidente já faziam uso desses recursos.
Mais especificamente, a geologia estética, que utiliza o poder desintoxicante, tonificador e bactericida da argila nos tratamentos de pele e cabelo, está fazendo o maior sucesso com a mulherada, e nós não podíamos ficar de fora dessa!

Máscara de argila para os cabelos

É fonte de oligoelementos essenciais como o magnésio, zinco, cobre, selênio, manganês, cobalto, entre outros. Aplicada no cabelo, as propriedades da argila aumentam a oxigenação do bulbo capilar, estimulando o crescimento dos fios, regulando a produção sebácea e desobstruindo os folículos, por isso é também chamado de detox capilar.
A máscara capilar de argila funciona como uma espécie de shampoo antirresíduo de limpeza profunda, tonalizante e, dependendo do tipo de argila, tem ainda outras indicações como anticaspaantiquedahidratante, etc. Tudo isso em um recurso natural.

Tipos de argila

São vários tipos, cada cor corresponde aos componentes predominantes com suas respectivas propriedades. Segue alguns dos tipos e indicações:
Argila verde: indicada para cabelos oleosos, combate a caspa, seborreia e equilibra a produção sebácea.
Argila preta (lama negra) ou cinza: indicada para combater a queda de cabelo e estimular o crescimento.
Argila rosa: mistura da argila vermelha com a branca, é indicada para cabelos secos e couro cabeludo sensível.
Bentonita: forma uma máscara hidratante para todo o cabelo (couro cabeludo e fios), tem efeito condicionante.
Argila branca: É a mais suave de todas e indicada para todos os tipos de cabelo.
Argila vermelha: tonifica cabelos ruivos, por isso não é indicada para loiras.
Argila roxa: ameniza tons amarelados

Na hora da compra

Dê preferência pela argila esterilizada orgânica, que garante o grau de pureza e as condições ideais do produto.
máscara de argila pode ser feita toda semana (a necessidade vai depender da saúde do cabelo), mas cuidado com o excesso, que pode ressecar o couro cabeludo.

Receita básica de máscara de argila

Para preparar nossa máscara vamos utilizar utensílios de madeira, plástico ou vidro (não usar metal). Em uma vasilha vamos colocar a argila e acrescentar água filtrada aos poucos até ganhar uma consistência leve (nem muito fina, nem muito grossa).
Com os cabelos úmidos, espalhe a máscara sobre o couro cabeludo com a ajuda de um pincel, depois, com movimentos suaves e circulares, massageie o couro e deixe agir no cabelo por, no máximo, 20 minutos e enxague com água morna.
Evite esfregar o cabelo com a argila, o atrito excessivo pode danificar os fios. Para essa receita utilizamos 4 a 5 colheres de sopa de argila.
Conhece o canal do Lar Natural no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

        Blog de Deusa / Lar Natural


Nenhum comentário: