quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Como fazer Suco de tomate e chá verde

O suco de tomate é rico em vitaminas e uma opção muito saudável para acompanhar refeições ou para se refrescar depois de uma longa caminhada. Além das vitaminas, o suco de tomate contém licopeno, uma substância que tem efeito antioxidante e age sobre as células do nosso organismo de forma muito positiva. Há diversas variações do suco de tomate, algumas pessoas fazem com adição de açúcar ou adoçante e outras dizem que o suco de tomate verdadeiro é o suco feito com uma pitada de sal e alguns temperos adicionados. Se você quer saber mais a respeito do suco de tomate, leia as informações a seguir e saiba mais sobre suas características e propriedades.

Instruções

  1. 1
    O tomate e suas propriedades: embora muitas pessoas ainda confundam o tomate com outras verduras e legumes por causa do gosto ou do seu uso em saladas, mas o tomate faz parte do grupo das frutas. O tomate pode existir de diversas cores como amarelo, verde, roxa, vermelha e laranja. Os tomates vermelhos são os mais conhecidos no Brasil e são utilizados para fazer saladas variadas, tempero e massas ou até mesmo suco. Essa fruta é rica em água e vitamina C. Além disso, ela tem um baixo valor calórico e não apresenta alto valor de gordura.
  2. 2
    Suco de tomatePropriedades do suco de tomate: é muito importante analisar a forma de preparo do suco antes de saber exatamente as propriedades existentes ali, assim como as calorias. Em geral, as pessoas adicionam diversos ingredientes ao suco de tomate e, por isso, não é possível ter certeza na hora de falar sobre vitaminas e calorias. Cada pessoa tem uma preferência na hora de fazer esse suco. Além disso, também existem os sucos de tomate industrializados, os quais podem perder substâncias importantes dependendo das condições de processamento. Uma das propriedades que mais se perde durante a industrialização é a vitamina C.
  3. 3
    Substâncias do suco de tomate: muitas pessoas se perguntam como as substâncias do suco de tomate podem fazer bem para a saúde se ele for tomado com frequência. Como dito acima, o tomate possui licopeno, que tem a função de um poderoso antioxidante, fazendo muito bem ao organismo de quem ingere. O licopeno também age neutralizando os radicais livres, protegendo as células contra certos danos. Sendo assim, o suco de tomate ou a fruta em si podem reduzir riscos de desenvolvimento de certos tipos de câncer. 
  4. 4
    Como fazer um suco de tomate: o preparo do suco de tomate irá depender do seu gosto pessoal. Há dois tipos de suco de tomate que são mais comuns de serem feitos. O primeiro é o suco de tomate com laranja e açúcar: basta bater no liquidificador a quantidade que desejar de cada alimento. A outra forma de fazer suco de tomate é acrescentar no liquidificador um tomate grande, uma folha de louro e um copo de água, depois é só peneirar o suco e está pronto para beber. Se desejar, você pode acrescentar uma pitada de sal e uma colher de azeite. O suco de tomate é excelente para acompanhar diversos tipos de refeições.

Chá de Oliveira

chá de oliveira é preparado a partir das folhas da árvore da azeitona e possui componentes nutricionais essenciais para ajudar a combater diversos máles. Além de uma fonte rica em nutrientes, ele é considerado 300% mais potente que o chá verde no combate contra o colesterol alto.
Há vários estudos sobre as folhas de oliveira que indicam que o chá tem quatro vezes mais nutrientes como potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, cobre e zinco que o chá verde, o que confere a essa bebida um estímulo muito grande na eliminação de gordura. Ingerindo três ou quatro xícaras de chá de oliveira por dia, em um prazo de dois ou três meses, você consegue reduzir em até 10% aquela barriguinha indesejável, além de perder, em média, seis quilos. Porém, não se esqueça que o consumo do chá de oliveira, para que tenha seu resultado potencializado, deve ser atrelado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios. Além disso, é sempre bom lembrar que os valores indicados variam de acordo com o metabolismo de cada pessoa.

Benefícios do Chá de Oliveira

Chá de OliveiraAlguns estudos realizados com chá de oliveira apresentaram alguns resultados curiosos. Uma propriedade chamada Oleuropein que é encontrada no chá, contém benefícios que vão desde a capacidade de parar efeitos provocados por vírus e bactétias até provocar o aumento de energia no metabolismo de um indivíduo. Um fato curioso é que, esta mesma propriedade é responsável por dar às azeitonas aquele sabor amargo.



Antigamente, no Reino Unido, os benefícios da folha de oliveira eram conhecidos por tratar pessoas que retornavam das colónias com casos de  febre alta e malária. Décadas depois, cientistas consideraram de que a substância chamada Oleuropein era a responsável pela cura dos enfermos.
Não muito tempo depois novos estudos foram realizados, e nestes, pesquisados europes descobriram que o oleuropein é eficiente não apenas na cura de doenças como também na redução da pressão arterial, bem como aumentar o fluxo sanguíneo.
Pesquisadores holandeses também tiveram participação na descoberta dos benefícios deste chá e concluíram que a oleuropein atua como um antibacteriano devido uma substância encontrada no mesmo chamada ácido enólico.
No final dos anos 60, cientistas da farmacêutica Upjohn (hoje, Pfizer), realizou novos estudos que ajudaram a solidificar que o chá de oliveira também pode atuar como um anti-viral em humanos.
Os benefícios conhecidos incluem:
  • ação antibacterianas;
  • ação antiinflamatórias;
  • ação antioxidantes;
  • combate do colesterol;
  • combate da hipertensão;
  • eliminação de radicais livres;
  • ajuda a emagrecer.
Os benefícios do chá de folha de oliveira são interessantes, porém a informação aqui não deve ser tomado como qualquer aconselhamento médico, prevenção ou cura para qualquer doença conhecido à saúde. Lembre-se que é muito importante a opnião de um especialista.

Preparo do Chá de Oliveira

Para usar o chá de oliveira em sua dieta, é bom que você fique atento a algumas dicas no seu para o seu preparo: faça a quantidade de chá certa para o seu consumo – não é recomendável tomar chá “dormido”, preparado no dia anterior, já que algumas de suas propriedades se perdem com a luz, ao ar e à temperatura; não use açúcar e nem adoçante para que os benefícios sejam preservados; não ferva a água do seu chá em panela de alumínio; se quiser dar um sabor diferente ao seu chá, adicione algumas folhas de hortelã, raspas de abacaxi  ou de laranja – seus benefícios não são alterados.
As folhas do chá de oliveira podem ser encontradas em casas de chá, de produtos naturais ou em supermercados. Ferva um litro de água e adicione as folhas secas da oliveira. Deixe ferver por mais um minuto e coe. Ele estará prontinho para ser servido.

Contra-indicações

O consumo de chá de oliveira por gestantes e lactantes não é indicado.

          Blog de Deusa / Explicaki



Nenhum comentário: