Autoestima é um assunto complicado. Você está insatisfeito com seu corpo por conta dos quilinhos a mais e resolve se esforçar para perdê-los. Você emagrece, está super satisfeito com o resultado e percebe que aquelas manchas no rosto começaram a te incomodar mais do que o normal. Você faz tratamentos para tirá-las e passa a reparar outro defeitinho que te impede de estar feliz com sua aparência. É um ciclo constante que nos faz chegar a uma única conclusão: estar completamente satisfeito com a imagem que você vê no espelho é uma missão quase impossível. No processo de emagrecimento, então, essa insatisfação é ainda maior – ficamos ansiosos demais para perder muito peso e acabamos não vendo os resultados.
5 dicas para melhorar a sua autoestima
Se esse for o seu caso, esteja disposto a mudar. A vontade deve vir de você e ninguém mais poderá te ajudar nessa saga. Abaixo, confira algumas dicas que colaboram bastante no processo.
1. Não se compare com ninguém
Uma das coisas que mais atrapalha quem está com problemas de autoestima é a famosa comparação. Temos a ruim mania de nos compararmos com tudo e todos e, na maioria das vezes, escolhemos padrões que fogem da realidade. Você é único! Não fique se comparando com ninguém, isso não tem finalidade nenhuma.
2. Identifique suas qualidades
Pessoas com autoestima baixa têm a comum mania de apontarem incansavelmente aos seus vários defeitos e se esquecem das inúmeras qualidades que possuem. Corpo, cabelo, nariz, peso, voz, altura e outros aspectos da sua aparência não têm valor algum quando comparados à sua personalidade – lembre-se disso sempre!
3. Esqueça o “corpo perfeito”
Não idealize o corpo de uma modelo famosa como a sua meta e jamais pense que você só será feliz quando conseguir atingi-la, porque corpo perfeito não existe! Cada pessoa tem seu próprio padrão estético e, eventualmente, o corpo perfeito para você não será igual o de ninguém.
4. Saiba esperar seus resultados
Você malha, corre, pula, se esforça o máximo que pode e os resultados demoram semanas para darem as caras? Isso é normal! Não fique se desesperando pelo fato daquela gordurinha continuar ali. Ela vai embora na hora certa, saiba esperar.
5. Motive-se
Nunca deixe que a sua autoestima te desanime de fazer nada, muito pelo contrário: converta-a em motivação! Se seu peso não te agrada, use a sua insatisfação como motivo para emagrecer, por exemplo.
Estar inseguro com a sua aparência é algo normal e todos nós já passamos por isso, mas o problema maior acontece quando essa insegurança passa a afetar outras áreas da sua vida. Pessoas com baixa autoestima costumam se relacionar mal com outros, não conseguem se impor direito, são mais fechados e por aí vai – as desvantagens vão muito além do espelho, acredite.
Blog de Deusa / Tríade de emagrecimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário