quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Como o sol está detonando seu cabelo e o que fazer para salvá-lo (em casa e no salão)


A estação é de sol, praia, piscina e férias. Mas, apesar de toda a diversão e agito desse período, é importante não se esquecer da beleza se não quiser lidar com os danos depois. Pensando nisso, conversamos com o hairstylist Leandro Scátola, do salão Circus Hair Augusta, em São Paulo, que alerta: o sol e o calor podem detonar seus fios se você não ficar atenta a alguns cuidados. Duvida? Então entenda como suas madeixas sofrem no verão.

Cuidados com o cabelo no verão


Especialista lista os principais malefícios do sol para os cabelos

Cabelo ressecado e quebradiço

Se mesmo cuidando dos fios eles continuam ressecados, fica o alerta do hairstylist: o excesso de sol pode ser o grande culpado pelo problema. “A exposição muito intensa endurece os fios, fazendo com que fiquem com um aspecto seco, sem brilho e sem movimento. Quem tem alguma química no cabelo vai sentir mais ainda esse feito por ele estar mais sensibilizado”, explica.
“Esse excesso de sol e calor também pode danificar os fios de maneira severa e irreversível, fazendo assim, com que ele quebre. Quando o cabelo dá aquela clareada, a aparência pode até ficar bonita, mas é sinal de que ele está sendo queimado demais”, alerta o profissional.

Oleosidade 

“A oleosidade serve como uma proteção natural para o couro cabeludo, mas pegar muito sol e calor na cabeça pode causar uma fabricação excessiva e obstruir o bulbo capilar”, afirma Leandro.

Cuidados com o cabelo precisam ser diários

Como proteger o cabelo do sol

Para manter os fios protegidos - o cabeleireiro explica - não tem muito segredo e o principal é escolher bons produtos. “Do shampoo ao finalizador, é muito importante escolher produtos específicos para cada tipo de cabelo e sempre escolher os que tenham, na fórmula, proteção contra UVA e UVB e leave-in, para conservar a hidratação do fio”, diz.
Já no salão, o tratamento é mais intenso e indicado para quem já tem as madeixas muito danificadas. “O mais interessante é fazer uma cauterização a frio, que é uma hidratação bem intensa para recuperar e reestruturar o fio”, pontua Leandro.

Cauterização a frio é opção de tratamento no salão

No calor precisa lavar o cabelo todos os dias?

Uma das principais dúvidas das mulheres quando o verão começa a se aproximar é se é necessário lavar o cabelo diariamente. Segundo o hairstylist isso não é uma regra e o mais recomendado é dar um dia de intervalo para que o fio consiga absorver um pouco da oleosidade natural do couro cabeludo. “É bom também lavar sempre com água morna ou frio, já que a água quente resseca ainda mais”, ressalta.




             Blog de Deusa / Bolsa de mulher




Nenhum comentário: