terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Pão de Queijo Mega Especial com Truque (Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovo)

Nós nos conhecemos através do blog e resultou numa parceria super gostosa, está vendo só como essa internet é útil? ;)
Nos encontramos para preparar duas receitas e hoje apresento para vocês esse SUPER pão de queijo.

A leitora Cléo Bezerra de Brasília me mandou um e-mail faz algum tempo dando uma sugestão genial. A mãe da Cléo é uma confeiteira de mão cheia e uma das coisas que a mãe dela usa é essência de queijo. Então a Cléo me perguntou se eu já tinha experimentado utilizar essências para preparar receitas. Gente, como eu nunca pensei nisso antes? 

Podem ficar tranquilos que a essência pode ser utilizada sem problemas. Eu mandei um e-mail para o SAC da Arcólor (que foi a marca que eu usei) perguntando se intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca poderiam utilizar a essência da marca e a resposta foi que sim! 
Segue trecho da resposta "Informamos que todas as essências Arcólor são aromatizadas artificialmente. Portanto ,em nenhum dos aromas há presença ou resquício de proteína animal, como a lactose." 
 

Quanto a receita, eu já tinha recebido 2 indicações de receitas de pão de queijo das queridas Alessandra de Oliveira (que me mandou por e-mail) e da Dilcele Pother Furtado (que postou no facebook), e também eu já tinha anotado há muito tempo a receita da Sabrina Carozzi do blog A Rapa do Tacho. Como as 3 receitas são super parecidas, peguei aleatoriamente uma delas e a escolhida para provar desta vez foi a receita da Sabrina. 


 
Pão de Queijo com Truque (Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovo)
Fonte: receita do blog A Rapa do Tacho, da Sabrina Carozzi. 

medida da xícara: 240 ml

1/2 xícara de chá de água filtrada
1/3 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de polvilho doce
1/2 xícara de chá de polvilho azedo
sal à gosto (colocamos aprox. 1 colher de chá)
2 xícaras de chá de batatas cozidas e amassadas
1 colher de chá de essência de queijo (usamos da Arcólor) - achamos que essa medida ficou no ponto, mas nada impede que vocês coloquem mais ou menos, vá conforme o seu gosto. A essência pode ser encontrada em lojas com produtos para confeitaria - comprei na Central do Sabor aqui em SP.
1 colher de sopa de fermento

1. Coloque a água e o óleo para ferver. Enquanto isso, misture numa vasilha (de vidro ou em uma panela) os polvilhos e o sal. Como vamos jogar a água quente em cima do polvilho, não pode ser recipiente de plástico.
2. Quando ferver, jogue a água e óleo em cima da mistura com polvilho e mexa rapidamente. Vai virar uma farofa quente, continue misturando até que fique numa temperatura que você consiga colocar as mãos.
3. Assim que amornar, coloque a batata e amasse até ficar uma massa lisa (vide foto abaixo - Carol com a mão na massa). Adicione a essência, amasse novamente para incorporar e por último coloque o fermento e amasse.
4. Faça bolinhas com as mãos do tamanho que desejar e coloque numa assadeira untada com óleo (colocamos papel manteiga, mas não recomendo porque gruda, hehe). 
5. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até ficar douradinho e esteja preparado para comer o melhor pão de queijo pós IL da sua vida! \o/


Fizemos mini pãezinhos e rendeu uma assadeira grande, aconselho fazer duas receitas... Vocês vão amar!

CLÉO, você merece um prêmio, obrigada por essa dica 'utilidade pública'! AMEI!


E abaixo, as sobrinhas distantes da Martha Stewart, hahaha.


Será que vocês adivinham qual será a próxima receita? Tem uma dica aí na foto...
 
Beijos!





Blog de Deusa / Diários sem lactose



Nenhum comentário: