terça-feira, 22 de dezembro de 2015

sem lactose - Brigadeiro Sem Leite Condensado da Carol Beraldi


Olá queridos!

A receita de hoje foi enviada pela minha amiga Carolina Beraldi. Assim que a recebi fiquei louca para testar porque uma das maiores reclamações dos IL's e alérgicos à proteína do leite de vaca é a falta do brigadeiro e a dificuldade de adaptação com o leite condensado de soja.

Gente, leiam com atenção para saber tudo o que vocês não devem fazer nesta receita. Eu tenho um certo problema crônico com brigadeiro, desde a época que eu podia fazer com leite condensado de verdade. Incrível como tem aquele tipo de receita que pega a gente de jeito e sempre dá errado, né? Considerem-se sortudos porque vocês não vão precisar fazer nenhum teste, está tudo aqui.

A Carol me disse que fez o brigadeiro mole para servir em copinhos, que não tinha testado ainda a versão de enrolar. E que também tinha usado chocolate meio amargo e não o de soja, então lá fui eu começar os testes...


Brigadeiro Sem Leite Condensado - Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovos
Fonte: receita cedida pela Carol Beraldi.

1/2 xícara de leite de soja (utilizei leite de arroz sabor chocolate)
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de açúcar 
1 colher de sopa de creme vegetal
400 g de chocolate meio amargo sem lactose picado (usei da marca Belcolade 55%, comprei em casa de confeitaria, pacote de 500g, porém pode ser utilizado qualquer chocolate meio amargo sem lactose)*
*tentei fazer com chocolate de soja e não aprovei o sabor. 
 
Se for alérgico à proteína do leite de vaca, muita atenção na hora da escolha do chocolate, verifique os traços de leite com o fabricante!

1. Misture todos os ingredientes numa panela pequena e leve ao fogo baixo para derreter. Se você começar a notar que a panela está muito quente, tire a panela do fogo e continue mexendo até derreter por completo.
2. Volte a panela ao fogo e mexa por 2 minutos - gente, é rápido mesmo! Não é para esperar dar ponto de brigadeiro porque isso não vai acontecer nunca! Derreteu, ficou levemente cremoso, desliga o fogo! Olha só na foto abaixo o passo a passo, está vendo como fica cremoso, porém ainda bem mais líquido que o ponto do brigadeiro tradicional?
3. Tire do fogo e agora fica a seu critério: se for utilizar como brigadeiro mole e servir em copinhos, pode distribuir nos copinhos agora (vejam a última foto do post para ver minha versão no brigadeiro mole) - não coma quente, fica mais gostoso frio. Se quiser enrolar, leve para a geladeira até ficar firme (vejam a foto no passo a passo). Não precisa untar as mãos com nada para enrolar, a massa do brigadeiro fica bem firme e não gruda nas mãos. Passe no granulado de chocolate ou utilize outro confeito de sua preferência.

Fiz o teste e deixei alguns brigadeiros fora da geladeira por 1 noite e eles não derreteram. Isso é ótimo porque você poderá deixá-los em temperatura ambiente caso queira fazer para uma festinha, por exemplo. :)

Ah, se quiser o brigadeiro mais docinho, aumente um pouco a quantidade de açúcar.

Veja também: faça brigadeiros com o leite condensado de coco!

Agora vejam só tudo o que eu passei com esse brigadeiro:

- Na primeira tentativa utilizei chocolate de soja e ficou muito ruim! Joguei tudo no lixo!
- Na segunda tentativa eu queimei a receita porque fiquei esperando dar ponto de brigadeiro.
- Na terceira vez queimei de novo porque na hora de derreter a panela ficou quente e eu não tirei do fogo!

Mas, só posso dizer que tudo isso valeu a pena e que no final deu tudo certo!


Agora a pergunta que não quer calar: "Mas fica igual ao brigadeiro verdadeiro?"...


O que dá o gosto característico do brigadeiro tradicional? O leite condensado, certo?
Se não tem leite condensado nesse brigadeiro vai ficar igual ao tradicional? Claro que não.

MAS fica MUITO GOSTOSO! Não tem gosto nenhum de soja, somente de chocolate. Não é preciso nenhum ingrediente especial, a facilidade é imensa! E além disso, tem o "psicológico da coisa" de você estar comendo algo com cara de brigadeiro! 
Eu achei um substituto maravilhoso!

Eu diria que a maior diferença está na textura, não é cremosa igual ao brigadeiro tradicional (vejam a foto abaixo), mas o sabor é delicioso!


Vamos fazer e divulgar para os amigos? Depois voltem aqui para me contar!

Muito Obrigada Carol! Vamos montar um fã clube para você também!!! rs


Grande Beijos!!!






Blog de Deusa / diário de receitas sem lactose




Nenhum comentário: