sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Conheça as vantagens do espinafre e da catalonha refogados A recomendação é incluir os dois vegetais no cardápio. Um deles é rico em proteínas, cálcio e magnésio; o outro esbanja fibras e potássio. E o melhor: ambos beneficiam o coração

 Conheça as vantagens do espinafre e da catalonha refogados
Procure consumir 100 gramas dessas verduras por dia, o que equivale a um prato de sobremesa.
Foto: Bruno Marçal

Quando você escuta que comer vegetais verde-escuros é uma boa para a saúde, confesse: o espinafre e a catalonha nem sempre entram na lista. Ambos merecem mais espaço à mesa. O espinafre, por ter quase o dobro de cálcio em relação à catalonha, deve ser valorizado sobretudo entre quem deseja manter os ossos fortes. Sem falar que é um poço de magnésio, mineral que ajuda a relaxar os vasos e, assim, protege contra doenças cardíacas. Mas, sejamos justos, a catalonha também é parceira do peito. Afinal, dá um show no quesito potássio - o nutriente que alivia a pressão arterial. Esse vegetal ainda esbanja fibras, substâncias que incentivam o funcionamento do intestino. Entendeu por que o ideal é revezá-los no menu? "Recomendamos consumir cerca de 100 gramas por dia, o equivalente a um prato de sobremesa", informa Cynthia Machado, chefe de Nutrição do Hospital Badim, no Rio de Janeiro. Se não está disposto a encarar o gosto amargo da catalonha, um conselho: "É só cozinhar com muita água antes de temperar", diz a nutricionista.
Veja a seguir a comparação de 100 gramas desses alimentos, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco/Unicamp)

1. Energia
Catalonha - 63 Kcal
Espinafre - 67 Kcal
2. Proteínas
Espinafre - 2,7 g
Catalonha - 2 g
3. Fibras
Catalonha - 3,7 g
Espinafre - 2,5 g
4. Cálcio
Espinafre - 112 mg
Catalonha - 63 mg
5. Magnésio
Espinafre - 123 mg
Catalonha - 16 mg
6. Potássio
Catalonha - 452 mg
Espinafre - 149 mg



              Blog de Deusa / M de mulher




Nenhum comentário: