sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Barrinha de proteína engorda? Nutricionista tira dúvida e ensina a escolher a melhor


As barras de proteínas surgiram como uma alternativa simples e rápida para matar a fome que surge no meio da manhã ou entre o almoço e o jantar. Com cobertura de chocolate e ingredientes muitas vezes desconhecidos, é normal que surjam muitas dúvidas: engorda? Todo mundo pode comer? Qual é a melhor marca?

Quem pode comer 

De acordo com a nutricionista Jacqueline Moniz, as barras de proteína não são as opções mais saudáveis para o lanche intermediário, mas funcionam naqueles momentos de correria, principalmente para quem pratica atividade física regularmente. “Essas pessoas têm maior necessidade proteica. A proteína ajuda a construir a massa muscular e quanto mais massa, mas rápido fica o metabolismo”, diz.

Engorda? 

Apesar de serem fontes de proteína, as barrinhas costumam ser bastante calóricas devido à presença de outros ingredientes, como açúcares e gorduras. Por isso, ela indica que o consumo seja moderado (no máximo, uma por dia). “A verdade é que tudo o que comemos com equilíbrio faz bem para o corpo”, pondera.

Como escolher a barra de proteína 

O primeiro passo para fazer a escolha é saber ler a embalagem. Os ingredientes sempre vêm listados da maior para a menor quantidade. Ou seja, se açúcar for o primeiro da fila, significa que o alimento contém mais açúcar do que qualquer outro ingrediente. “Nas barrinhas, é importante que o whey protein, proteína do soro do leite, venha no começo, além de vitaminas e minerais adicionados”, diz. 
Para não ter erro, ela recomenda evitar os produtos que tenham muitos ingredientes desconhecidos, aqueles que você não tem ideia do que sejam. “Se ela tem 15 ingredientes e você nunca ouvir fala de 10, tem algo errado. Também evite as que têm muito xarope, glicose ou glucose, usadas para melhorar o sabor e dar liga”, afirma.

Melhores marcas de barrinha de proteína 

Escolhemos cinco das principais barras de proteína do mercado e pedimos para Jaqueline analisar. Veja as respostas.  
Whey Bar - Probiótica

“Bati o olho e já vi: zero de fibra (isso faz diferença na digestão) e alto teor de gorduras totais. O lado bom é que tem muita proteína: 16 g em 40 g de produto. Quanto à sequência dos ingredientes, o primeiro é o whey proten, seguido pela proteína da soja. Por último, vem o aromatizante.”
Protein Crispy - Integral médica

“É muito calórica: são 165 kcal em 45 g, muito pra um lanchinho. Eu optaria por uma barra de até 140 kcal. O primeiro ingrediente é xarope de frutose, que é açúcar. O segundo é whey protein e depois vem o coco. Tem muita gordura também.”
Supino Protein - Banana Brasil

“Conheço e gosto bastante da marca porque eles se preocupam com a qualidade dos alimentos. Essa barrinha tem muitas fibras e, apesar de o primeiro ingrediente ser a cobertura de chocolate, ela apresenta proteína de soja, albumina e colágeno.Tem só 112 kcal. É uma das melhores opções.” 
VO2 - Integral Médica

“É a campeão de fibras dessa lista, também tem bastante proteína e a quantidade de gorduras é ok, mas o xarope é primeiro ingrediente.”
Fit Whey Bar - Probiótica

“O primeiro ingrediente é o whey, seguido pelo crispy de soja. Apesar de ter muito açúcar, é a que tem menos gordura saturada e apresenta 129 kcal, o que é bom.”


          Blog de Deusa / bolsa de mulher





Nenhum comentário: