domingo, 20 de dezembro de 2015

Tilápia para a ceia

Gastronomia em festa - Quatro chefs cearenses aceitaram o desafio de criar um prato natalino com tilápia. O concurso aconteceu durante o gastronomia em festa, realizado pela agace no último dia 11, no bouganville buffet.
                               
Alguns chefes de cozinha desenvolveram receitas para mostrar que a tilápia pode ter um lugar de destaque na ceia.”A ideia é valorizar esse produto que encontramos aqui. Queremos agregar este ingrediente entre os consumidos nesse período de festas”, comentou o chef Luciano Ferreira, organizador do concurso.

Francisco Murilo foi o favorito com o brochete de tilápia acompanhado de noisete de macaxeira e arroz de frutas. “A tilápia é um produto que temos sempre fresco e aqui no nosso Estado. Para compor esse prato, pensei em ingredientes que remetem ao Natal. O peixe foi empanado em farinha de coco. O arroz conta com frutas para dar o tom doce ao prato”, explicou o chef, que é sobrinho de Faustino Paiva. Os dois dividem a cozinha do novo Cantinho do Faustino, que fica no Meireles.

As nuances agridoces também inspiraram os outros chefs. Em segundo lugar, Cícero Disny apresentou o filé de tilápia em crosta de castanha, risoto de espumante e azeite de frutas vermelhas. “A ideia foi buscar uma boa composição para tilápia com o objetivo de valorizar mais este ingrediente local”, disse Cícero. Em terceiro lugar, o chef Francisco Vieira preparou filé de tilápia com molho de camarão e frutas secas acompanhado de cuscuz. “As frutas secas no molho de camarão foram os ingredientes que pensei para fazer referência ao período natalino”, explica Vieira. Carlos Nei preparou a tilápia com molho de manga e farofa de cuscuz.




              Blog de Deusa / Sabores da cidade





Nenhum comentário: