terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Sem Lactose - Bolo de Baunilha com Creme de Castanha do Pará



Este bolo é uma tentação, super simples, mas delicioso! A massa é sem ovos, o que o torna a textura um pouco diferente dos bolos que estamos acostumadas a comer. Foi aprovadíssimo aqui em casa!


Bolo de Baunilha com Creme de Castanha do Pará Sem Lactose 

Ingredientes do Bolo (Sem Ovos)
Fonte: Receita retirada deste site.

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1/2 xícara de chá de açúcar refinado
1/3 xícara de óleo vegetal
1/2 xícara de leite vegetal
1 colher de café de extrato de baunilha

1. Misture todos os ingredientes secos numa tigela. Acrescente os demais ingredientes e misture com um fouet até ficar homogêneo. Deixe descansar por 5 minutos.
2. Coloque numa forma untada com creme vegetal (usei forma de bolo inglês, mas pode ser utilizado também uma forma redonda) e leve ao forno pré-aquecido a 190 graus por aproximadamente 20 minutos, faça o teste do palito. (se usar a forma de bolo inglês o tempo de forno pode ser maior).
3. Retire do forno e deixe esfriar enquanto faz o creme de castanha do pará.

Ingredientes do Creme de Castanha do Pará (recheio e cobertura)
Fonte: ligeiramente adaptada do site da Nestlé

1 lata de leite condensado de soja
1 gema
1/2 xícara de chá de leite vegetal
100 gramas de castanha do pará trituradas grosseiramente
1 colher de sobremesa de maisena

1. Dissolva a maisena no leite. Coloque numa panela com os demais ingredientes e leve ao fogo baixo mexendo sempre (prestem atenção no truque: mexa com um fouet, com movimentos rápidos e fortes, para entrar bastante ar no creme) até engrossar bem. Não despreze o truque e depois me conte o que  achou. ;)

Montagem: corte o bolo no meio e recheio com metade do creme de castanha do pará (pode colocar o creme morno). Cubra o bolo com a outra metade do creme. 

Observações: 
- Da próxima vez, utilizarei uma forma redonda ao invés da forma de bolo inglês. Se o bolo for mais baixo, vai absorver mais o creme e ficar mais saboroso. O bolo sem ovos tem uma textura diferente, ele fica muito gostoso, mas dá a impressão que foi cozido no forno e não assado (isso não é ruim, é apenas diferente do que estamos acostumados). 
- E para você que não pode consumir ovos, faça um brigadeiro de castanha do pará ao invés do creme, utilize 1 lata de leite condensado de soja e 1 colher de sopa de creme vegetal, coloque as castanhas do pará trituradas grosseiramente e dê o ponto de brigadeiro um pouquinho mais mole.


Espero que gostem! Ótima Semana para Todos e um Feliz Natal a todos meus leitores





Blog de Deusa / Diário sem lactose




Nenhum comentário: